O futuro da tecnologia e sustentabilidade do planeta percorre os caminhos da energia. Para que o mundo consiga reduzir o impacto das mudanças climáticas, os governos, organizações e academia estão buscando estruturar suas ações a partir das energias limpas.
A inovação é um eixo central para que possamos alcançar o “trilema” da sustentabilidade e transição energética que envolve: segurança energética, acesso à energia limpa e desenvolvimento social e econômico.
Tecnologias como energia eólica offshore, armazenamento energético e hidrogênio tem sido consideradas como promissoras para o ganho de escala da Transição Energética, pois tem o potencial para resolver gargalos de demanda energética e segurança de forma limpa e renovável, pautando o rumo de uma nova economia de baixo carbono.
Nesta perspectiva, o ecossistema de inovação criado para fomentar a industrialização, a partir da inovação abrirá as portas para alternativas tecnológicas sobressalentes como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Digital Twins.
As tecnologias mencionadas devem garantir o acesso ao trilema da sustentabilidade de forma inclusiva e justa, capacitando e preparando a diversidade dos profissionais para o futuro das matrizes de energia renovável.
Inovação e tecnologia pavimentam o caminho para incluir a sociedade nos debates de Transição Energética.
Para se aprofundar mais no assunto, recomendo essa leitura:
https://editoraclassica.com.br/produto/inovacao-e-sustentabilidade-para-a-transicao-energetica/