Entre ou Cadastre-se

Seu espaço de trocas intelectuais

Debatte

Emprego, Renda e Trabalho – A Dificuldade no Equilíbrio entre as Contas e a Vida Pessoal

Embora o fenômeno do karoshi seja mais associado à cultura japonesa de longas jornadas, o excesso de trabalho também é uma preocupação crescente no Brasil. Com a economia instável, muitos trabalhadores brasileiros sentem a pressão de longas horas para manter seus empregos e renda.

Infelizmente casos de estresse crônico, problemas de saúde mental e até mesmo mortes relacionadas ao excesso de trabalho também têm sido relatados no Brasil.

Funcionários de grandes corporações, empreendedores e profissionais autônomos muitas vezes sacrificam seu tempo livre e bem-estar em prol de suas carreiras.

A cultura de responder e-mails e atender chamadas a qualquer hora é cada vez mais comum e os desdobramentos pós-pandemia mostraram que o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal não está sendo atingido.

No entanto, há um crescente reconhecimento dos perigos do excesso de trabalho. Algumas empresas têm implementado políticas de bem-estar, programas de assistência aos funcionários e incentivado pausas regulares.

O trabalho em regime de quatro dias úteis está em avalição. O setor público também tem procurado regulamentar as horas extras e melhorar as condições de seus funcionários.

Atingir um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal permanece um desafio contínuo na realidade brasileira e mundial contemporânea.

Deixe um comentário

Compartilhe o Post:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.