Entre ou Cadastre-se

Seu espaço de trocas intelectuais

Debatte

Revista/Periódico Científico: Tem Qualis?

Ter um estrato Qualis, ou melhor estar na lista Qualis, significa tão somente que algum dos docentes ou discentes dos programas de pós-graduação (stricto-sensu) publicaram artigos naqueles periódicos.

As revistas de um modo geral, contam com pesquisadores de diversos programas de Mestrado e Doutorado, contudo, para que o Capes Periódicos possa avaliar suas produções, os programas de pós-graduação precisam repassar os dados destas publicações, e isso se dá por meio da coleta obtida a partir da plataforma Lattes de seus afiliados. Por isso a importância dos autores estarem constantemente atualizando suas publicações no Lattes.

Cabe esclarecer que o Qualis Periódicos não é uma base bibliométrica e não permite o cálculo de nenhuma medida de impacto dos periódicos nele incluídos. Esse é um dos papeis dos indexadores.

A escolha de um periódico para a submissão deve levar em conta aspectos como: público-alvo do próprio artigo, a credibilidade, a rapidez no processo de julgamento e publicação, a competividade expressa pela taxa de rejeição, a circulação que os periódicos têm na comunidade de interesse e seu prestígio, o que pode ser indiretamente avaliado por diferentes medidas de impacto.

O Qualis Periódicos não é uma ferramenta que possa ser utilizada em avaliações do desempenho científico de pesquisadores, visto que não foi desenvolvido com essa finalidade.

A aplicação do Qualis faz sentido para a análise coletiva da produção de um programa, cumprindo requisitos específicos do processo de avaliação comparativo estabelecido pela CAPES.

Referência: BARATA.Rita de Cássia Barradas.

Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/947/pdf

Deixe um comentário

Compartilhe o Post:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.