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4 Jogos Digitais sobre Energias Limpas e Mudanças Climáticas para você ter no seu celular

“As escolhas do presente em relação às tecnologias, consumo e decisões políticas pautarão o futuro do clima e economia do amanhã

O esforço para alcançar o desenvolvimento sustentável deve ocorrer de forma transversal na sociedade contemporânea, passando pelo consumo sustentável, preservação de ecossistemas, utilização de energia limpa até as iniciativas mais simples para auxiliar no combate às mudanças climáticas. Para que essa abordagem transversal aconteça à luz de atender as metas internacionais climáticas, é necessário alavancarmos esforços conjuntos para reduzir as emissões per capita, considerando que o avanço industrial e tecnológico tem o potencial de demandar cada vez mais recursos naturais no horizonte dos próximos anos (Gráfico 1).

Gráfico 1: Renda global e emissões associadas ao estilo de vida

Fonte: The Climate Book | Greta Thunberg (2022)

O impacto das emissões per capita pode ser reduzido com a difusão de conhecimento e informação a respeito da temática de mudanças climáticas e como estes desastres podem afetar o nosso cotidiano, perpassando por impactos em aspectos fundamentais da nossa vida como: saúde, agricultura, infraestrutura e tecnologia.

Os veículos de comunicação e imprensa estressam a importância da temática diariamente, porém com o rápido e constante bombardeamento de informações não conseguimos aprofundar com detalhamento nas diferentes pautas que abarcam as discussões climáticas, ainda que a sociedade esteja sentindo os impactos destas mudanças na própria pele, especialmente com efeitos da poluição do ar, enchentes, devastação florestal, extinção de espécies, imigração e até mesmo exclusão ou segregação  de grupos sociais. Estima-se que nos próximos anos as gerações futuras sentirão um impacto muito maior nos efeitos da temperatura, considerando o rumo de emissões traçado de 1900 à 2020 (Figura 1), de acordo com dados do International Panel of Climate Change (IPCC). Deste modo, as escolhas do presente em relação às tecnologias, consumo e decisões políticas pautarão o futuro do clima e economia do amanhã.

Figura 1: Painel de Perspectiva Climática, Emissões Futuras e Cenários 1900 – 2100

Fonte: IPCC | AR6 Synthesis Report: Climate Change (2023)

Para que a difusão deste conhecimento na sociedade ocorra e as escolhas sejam precisas, utilizar a tecnologia de forma adequada com a evolução social pode ser uma saída imprescindível para acelerar a democratização de informação. Neste sentido, a utilização de gadgets e jogos virtuais para distração e educação cotidiana é um elemento de reforço positivo, considerando o tempo que passamos conectados em nosso cotidiano.

Desta forma, este artigo reuniu quatro jogos digitais para os que buscam se engajar, aprofundar ou até aprender mais sobre o tema de mudanças climáticas e energias renováveis. Os quatro jogos selecionados foram criteriosamente indicados pela capacidade e resiliência que têm de transmitir informações sobre a temática e abarcar públicos desde o executivo até o aluno do ensino fundamental que deseja aprender de forma interativa, os detalhes das mudanças climáticas.

Os jogos são de fácil acesso e podem ser baixados nas lojas eletrônicas da Apple ou Android, além de serem gratuitos e intuitivos para embarcar de forma fluída neste desafio conjuntural de difundir os detalhes e informações sobre a importância do momento que estamos vivenciando.

4 Jogos Digitais sobre Energia e Mudanças Climáticas

1- BeeCarbonize

Se você gosta de jogos de cartas, com certeza irá gostar desse jogo. Em BeeCarbonize, o jogador é responsável por definir as direções de quatro grandes setores: a indústria, os ecossistemas, as pessoas e a ciência. O principal objetivo é encontrar uma das cartas vencedoras e não deixar o mundo acabar. São diferentes caminhos para chegar a vitória.

Figura 2: BeeCarbonize

Fonte: Charles Games (2024)

Para vencer, basta gerenciar cuidadosamente as escolhas das cartas para equilibrar os setores e evitar que ocorram desastres. Basicamente, a mecânica do jogo acontece por meio da geração e consumo de tokens dentro de intervalos de tempo. A indústria gera a maior parte das emissões ao mesmo tempo que produz riqueza. Os ecossistemas também geram riqueza, só que em menor quantidade e de forma mais lenta, enquanto sequestram as emissões. A riqueza é utilizada pelo setor das pessoas, cuja geração das emissões será pautada pela escolha das cartas que definirão o comportamento da sociedade. Por fim, o setor da ciência contém cartas que pautam a aplicação do conhecimento científico para combate às mudanças climáticas.

O jogo foi desenvolvido a partir de uma cooperação entre a CharlesGames (https://charlesgames.net/about-us/) com especialistas em clima da ONG People in Need (https://www.peopleinneed.net/) como parte do projeto 1Planet4All financiado pela União Europeia. Para maiores detalhes sobre o jogo, acesse: https://charlesgames.net/beecarbonize/

2 – Energy Manager

Comece a pensar em um nome para sua própria empresa de energia, você irá produzir e comercializar eletricidade e poderá optar pela fonte renovável ou fóssil ao iniciar o jogo. Optando por energia renovável, sua primeira tarefa poderá ser construir uma usina renovável em qualquer lugar no mundo. O objetivo do jogo é construir e gerir ativos de energia, criando um portfólio que será administrado pelo seu usuário (Figura 3).

Figura 3: Energy Manager

Fonte: Energy Manager.

Você poderá escolher uma região para desenvolver este ativo e clicar sobre ela, na sequência é possível visualizar informações como a demanda de energia em GWh, quais são os custos para a construção, valores para a conexão na rede e até mesmo a velocidade do vento, potencial do recurso natural e outras informações  que influenciarão no sucesso do seu empreendimento durante o jogo.

O jogo é relativamente novo, foi lançado em 2024 e jogadores já relataram a ausência de algumas funcionalidades. Desenvolvido pela empresa dinamarquesa Trophy Games, o jogo traz uma abordagem educativa ao gerenciamento de energia. Para acessar informações do jogo e baixar nas principais lojas de aplicativo basta acessar:  <https://trophy-games.com/games/energy-manager>.

3 – Power Grid

O Balance Power Grid é um jogo simples e interativo que educa os jogadores sobre as complexidades das redes de energia elétrica. Desenvolvido pela Statnett, operadora estatal de energia da Noruega, está disponível em norueguês e inglês, podendo ser baixado em dispositivos Android e iOS, já teve mais de 3 milhões de downloads em todo o mundo. Ele simula a construção de uma rede de transmissão de energia, partindo de uma usina hidrelétrica (Figura 4). À medida que mais residências são conectadas à rede, a potência de energia reduz, exigindo o aumento da potência para balancear a rede e evitar quedas de energia. O jogo também ensina que a produção de energia elétrica oscila durante o dia e a noite para corresponder aos nossos padrões de uso.

Figura 4: Power Grid

Fonte: Renewables Grid Initiative (2024)

O objetivo do jogo é construir uma rede elétrica eficiente, capaz de atender à demanda energética dos habitantes sem sobrecarregar nenhuma linha de transmissão, garantindo a continuidade do fornecimento de eletricidade, sem apagões. Durante o processo de construção da rede, conexão ou resolução de problemas, os jogadores recebem alertas das comunidades afetadas pela falta de energia, com mensagens como “a TV não liga”, “não consigo carregar meu celular”, “estou preso no elevador”, ou “o metrô parou” e você precisa resolver o problema com rapidez na brincadeira.

O tamanho das torres de transmissão também influencia, sendo que as maiores devem ser posicionadas próximas à usina hidrelétrica, enquanto as menores são alocadas nas extremidades da rede, garantindo uma distribuição equilibrada de energia.

Em algumas fases, após conectar todas as residências à rede, o jogador é notificado de um incidente: “uma árvore caiu sobre uma linha de transmissão” ou “houve um deslizamento de pedras”, por exemplo. Nesse momento, é necessário redirecionar o fluxo de energia até que os reparos sejam concluídos. O jogo então destaca um ponto crucial no gerenciamento de redes elétricas: em uma rede equilibrada, desconexões eventuais não causam interrupções, desde que existam rotas alternativas para o fornecimento de energia. Em outra ocasião, o jogador enfrenta um novo desafio com o deslizamento de pedras, reforçando a importância de uma rede resiliente e bem planejada e oferecendo uma visão clara dos desafios do setor energético.

Por ser um jogo bastante intuitivo, não é necessário ter conhecimento em eletricidade ou engenharia para jogar e é possível entender como funciona uma rede de transmissão e seus desafios. O jogo pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos e mais informações podem ser encontradas via o wesbiste da Renewables Grid Initiatie em < https://renewables-grid.eu/activities/best-practices/database.html?detail=180&cHash=4730796f8089f290360c1af90dee5562>

4 – Game Change

O Game Change é um jogo educativo sobre mudanças climáticas onde o(a) jogador(a) constrói uma cidade em diferentes ambientes: o urbano, o rural ou o costeiro. O objetivo é gerenciar recursos, construir indústrias, e cuidar do bem-estar da comunidade, enquanto lida com desafios climáticos como ondas de calor e inundações. Trata-se de um jogo com possibilidade de jogar em modo single ou multiplayer.

Figura 5: Game Change

Fonte: ChangeGame.org

No jogo, é possível criar salas e convidar amigos e conhecidos para jogar dentro do mesmo planeta ou se aventurar sozinho. É importante destacar que, quando jogado coletivamente, todos irão cooperar para que as sociedades se desenvolvam e o mundo não colapse.

As emissões geradas pelos jogadores afetam a dificuldade do jogo, tornando os desafios climáticos mais severos. Uma dica: escolha um ambiente insular, construa infraestruturas básicas e busque o equilíbrio das necessidades da comunidade com a mitigação dos impactos ambientais.

 O jogo foi criado por uma colaboração entre diferentes especialistas e organizações. Foi projetado pela .Euro-Mediterranean Center on Climate Change (https://www.cmcc.it/), desenvolvido pela Melazeta (https://www.melazeta.com/) e financiado pela Climate-KIC (https://www.climate-kic.org/) ligada a União Europeia. Para mais detalhes do jogo, acesse: https://www.changegame.org/.

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